xAmigos do Corpo

Programação Dança em Setembro 2017

By | Sem categoria | No Comments

11 a 15 set – segunda , quarta e sexta-feira às 19h00 – terça e quinta, às 19h30

OFICINA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA: “Corpo consciente = Corpo presente”  – com Erika Rosendo

A oficina tem como base o Sistema Laban de Análise do Movimento.

Utiliza exercícios de sinestesia e eutonia para estimular a percepção dos sentidos e propõe um processo de criação e composição.

Erika Rosendo – nasceu em Natal (RN) reside em Joinville (SC). Bailarina, intérprete, criadora e professora de dança. Integrou o corpo docente da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Participou de vários processos de criação em grupos e individualmente. Obteve diversas premiações.

Valor: 100,00

 

18 a 22 set –  segunda , quarta e sexta-feira  às 19h00 – terça e quinta, às 19h30

Entre o passo e o compasso”, com Juliana Azoubel (UFMG)

A oficina é destinada a interessados com ou sem experiência em dança. Passos, movimentos e símbolos das danças brasileiras são utilizados como elementos de criação e improvisação nas composições coreográficas para a cena.

Juliana Azoubel é professora do Curso de Licenciatura em Dança da UFMG. Possui graduação em dança e mestrado em Artes da Cena pela University of Florida. Como bailarina, nos EUA, interpretou criações de importantes coreógrafos. Tem diversas publicações na área da dança e educação.

Valor: 100,00

 

 16 de setembrode 14h00 às 18h00

OFICINA – “Dança de Salão Contemporânea” com Samuel Samways

A oficina propõe um trabalho de conexão da dança de salão com a dança contemporânea criando um novo diálogo na dança a dois.

Samuel Samways é bailarino, coreógrafo e professor. É integrante do Sala B, grupo de dança contemporânea que tem o apoio do Corpo Escola de Dança. Como professor de dança ministrou aulas e cursos em escolas de dança nos EUA, Canadá, Portugal, França, Alemanha e em várias cidades do Brasil. Atou como bailarino, intérprete e criador em diversos grupos no Brasil e no exterior. É residente pesquisador do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado.

Valor: 80,00

 

 28 de setembro a 01 de outubro

quinta e sexta – 19h30 às 21h30

Sábado – de 10h00 às 12h00

Domingo –de 10h00 às 12h00

12h00 ás 13h30, palestra a Dança do Teatro Abstrato – aberta

ao público

CURSO/OFICINA DE ALWIN NIKOLAIS – Aspectos Gerais sobre a Técnica e o Teatro Abstrato de Alwin Nikolais, com Rocio Infante.

Abordagens: Corpo como Linguagem – conceito de movimento em relação ao tempo, ritmo, espaço, forma. Definição no mínimo de 4 conceitos que compõe parte das 25 semanas de programa de ensino.

Abrangências: Conexões ósseas e articulares, conceitos anatômicos básicos na aplicabilidade do movimento, percepção dos espaços corporais, flexibilidade e improvisação.

 

Rocio Infante é coreógrafa, bailarina, professora de dança contemporânea e preparadora corporal tendo participado de inúmeros projetos no Brasil e nos EUA. É formada pela Nikolais/Louis Foundation for Dance em New York em coreografia, composição e improvisação. Pós-Graduada em Preparação Corporal em Artes Cênicas na Faculdade Angel Vianna – R.J., onde é professora.

 

Valor: 100,00

 

Sobre Alwin Nikolais (1910-1993):

Foi um importante coreógrafo norte americano e suas danças abstratas combinavam o  movimento com efeitos técnicos.

Além de coreógrafo era também compositor, cenógrafo e figurinista. Em sua carreira de cinco décadas deixou sua marca em diversos meios teatrais, da Broadway à televisão. Sua iluminação, sua música, sua coreografia e seus figurinos influenciaram inúmeros coreógrafos.

Nikolais é o criador do internacionalmente aclamado Nikolais Dance Theatre e responsável por dezenas de obras de artes visuais.

Seus trabalhos excursionaram pela Europa, América do Sul e Extremo Oriente.

Nikolais é um mestre renomado e sua pedagogia é ensinada em escolas e universidades de todo o mundo.

 

Dia 28 set  – Sala B –  Fluxos   Teatro Bradesco

O grupo de dança contemporânea Sala B vai apresentar o trabalho FLUXOS no Teatro Bradesco – dia 28 setembro ás  20:30hs.

Ingressos: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia entrada – à venda no site http://compreingressos.com

 

As Danças Brasileiras no tempo de Pixinguinha

By | Sem categoria | No Comments

Nesta terça, 11 de julho, temos novo encontro do projeto História da Dança. A professora Juliana Azoubel (UFMG) é nossa convidada e vai falar sobre as As Danças Brasileiras no tempo de Pixinguinha. 

O espetáculo de fim de ano do curso de dança clássica fará uma homenagem aos 120 anos de nascimento de Pixinguinha, um dos maiores compositores da música brasileira.

O evento tem entrada franca e é aberto ao público.