xAmigos do Corpo

>PALESTRA SOBRE O MOVIMENTO NEOCONCRETO

>

O Corpo Escola de Dança, todos os anos, busca referências significativas para que os nossos espetáculos sejam potencializados como possibilidade de construção de conhecimento, estimulando uma ampliação do repertório artístico de nossos alunos. Este ano, estamos construindo os espetáculos (infantil, clássico e contemporâneo) a partir de um tema instigante, o Neoconcretismo, um dos movimentos mais importantes da história da arte brasileira.
Nossa proposta, ao escolhermos este tema, é abrir um canal de diálogo com as pesquisas das artes visuais que marcaram o Neoconcretismo, nos aproximando um pouco mais do pensamento e das obras de importantes artistas como Amílcar de Castro, Helio Oiticica, Ligia Pape e Lygia Clark.
Os artistas neoconcretistas recusaram a arte como representação da realidade e buscaram uma maior aproximação entre a arte e a vida, valorizando a emoção, a experimentação e a participação do espectador nas suas produções. Criaram obras para que as pessoas interfiram, toquem e não apenas olhem. Uma obra de arte deixou de ser exclusivamente um quadro na parede. A cor conquistou o espaço e passou a provocar os outro sentidos, além da visão.
Esta síntese é um pouco do que estamos pesquisando, dentro da proposta de que o nosso espetáculo de final de ano, desperte em nossos alunos a vontade de conhecer um pouco mais a história da arte brasileira.
Dia 9 de setembro às 19:30 horas
Palestra com Juliana Gouthier – Doutoranda e Professora do Curso de Licenciatura da Escola de Belas Artes da UFMG.
Av. Bandeirantes, 866 – Mangabeiras