Criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO, o Dia Mundial da Dança vem sendo cada vez mais celebrado com eventos e ações em diversos países e culturas. A comemoração traz como foco a importância que os governos deveriam dar à dança na educação, considerando-a como parte integral da cultura do homem através da história de todos os povos.
A data foi escolhida por comemorar o nascimento do francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), bailarino, coreógrafo e professor de balé.
Noverre se destacou na dança por trazer do pensamento iluminista de sua época a importância da interpretação e da expressividade do movimento como valores maiores que a formalização e a execução técnica rígida. Ele simplificou as vestimentas para valorizar o gestual e levava seus discípulos às ruas para observar os trabalhadores e as pessoas comuns, contrapondo à origem da dança clássica que ressaltava os modos corteses dos salões das festas principescas.
Ele se destaca também por ter escrito a obra teórica “Letters sur la Danse”, conjunto de cartas que revelam suas observações sobre o balé.
IMPERDÍVEL!