
Fique por dentro! Acompanhe as novidades e eventos da escola na nossa página do Facebook, Instagram e no site.
Os temas para os espetáculos de 2019 já estão sendo pesquisados.
O Curso Infantil vai desenvolver um roteiro a partir da percepção das crianças sobre as sensações e dimensões do mundo. Faremos uma parceria com o grupo mineiro de teatro de bonecos Giramundo. Criado em 1970 agregou muitos artistas em sua trajetória, criou inúmeros espetáculos, obteve muitas premiações e mantem um museu com o maior acervo de bonecos do país.
O Curso de Dança Contemporânea se inspira na canção “Comida” da banda Titãs , sucesso da década de 90, que se refere ao alimento sob diversos aspectos:
“A gente não quer só comida,
a gente quer comida, diversão e arte.
A gente não quer só comida,
a gente quer saída para qualquer parte.
A gente não quer só comida,
a gente quer bebida, diversão, balé.
A gente não quer só comida,
a gente quer a vida como a vida quer.”
O Curso de Balé Clássico vai se basear na obra Pulccinela, ballet encomendado originalmente por Sergei Diaghilev (Ballet Russes) para o compositor Igor Stravinsky. Pablo Picasso foi o criador dos figurinos e cenário. A coreografia foi de autoria de Léonide Massine e foi estreado em 1920. Pulccinela teve várias versões importantes ao longo da história.

A escola promove atividades complementares para ampliar o conhecimento dos alunos e estimulá-los a desenvolver um pensamento amplo e crítico sobre a dança e as artes.
Faremos uma visita à exposição do artista plástico chinês Ai Weiwei no Centro Cultural Banco do Brasil com alunas(os) dos Básicos 4 em diante nos dias 10 e 11 de abril, de 15 às 17h30.
A exposição inclui também as obras desenvolvidas a partir da relação do artista com a cultura e as tradições brasileiras. Ai Weiwei se destaca no cenário internacional pelo interesse que demonstra sobre as questões humanas contemporâneas.

No dia 9 de maio teremos nosso primeiro encontro de História da Dança com a professora Regina Amaral. O tema será o balé Pulccinela, inspiração para o espetáculo do clássico deste ano. O evento inclui palestra e exibição de vídeos. É gratuito e aberto à comunidade.

Nas duas primeiras semanas de abril acontece o estudo do esqueleto, uma atividade que faz parte do programa do nosso curso infantil. Noções básicas sobre a estrutura dos ossos são trabalhadas nas aulas de maneira lúdica e criativa. O material produzido pelas crianças será exposto na escola na ocasião das aulas abertas.
Neste ano promoveremos oficinas sobre o corpo humano também para outras turmas da escola. Serão conduzidas pela professora Erika Rosendo e os horários ainda serão divulgados. Fiquem ligados!

Dia 29 de abril é o Dia Mundial da Dança, data criada em 1982 pelo Comitê Internacional de Dança da UNESCO. A data destaca a importância da dança na educação e é uma homenagem ao nascimento do francês Jean-Gorges Noverre (1727/1810), bailarino, coreógrafo e professor de ballet.
Nossa comemoração neste ano vai contar com a participação de integrantes da bateria do Unidos do Samba Queixinho, dirigida por Gustavo Caetano que homenageou o Grupo Corpo no carnaval de 2019 em BH. Faremos uma grande festa! Aguardem as coordenadas!

Em maio o Sala B, grupo de dança contemporânea apoiado pela escola, vai apresentar Azúcar no Teatro do Minas Tênis Clube. O trabalho tem direção e coreografia de Fernando de Castro e estreou em maio do ano passado no Teatro do Corpo. O espetáculo se inspira na força criativa e na fragilidade política das sociedades latino- americanas.